topo
linha2


Fotogaleria
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

» Home » Eventos » Culturais » Digressão Inesquecível


Digressão Inesquecível

Textos e Fotos de: Avelino Texeira
Adiaspora.com

(Setembro de 2010)

 

Primeira Etapa

Este Mateusense, talvez o mais jovem historiador da Ilha Terceira, pelo menos o mais recente a manifestar-se nesta matéria, visitou algumas comunidades portuguesas dispersas pelos Estados Unidos da América do Norte para em cada uma delas apresentar os seus vários trabalhos literários.

Liduino Borba no VII Convívio dos Amigos de S. Mteus em New Bedford

Começou pelo Estado de Messachussets onde em New Bedford, no dia 4 de Setembro, como parte integrante do programa festivo do Sétimo Convívio dos Amigos de S. Mateus apresentou “A Família Contente Na Freguesia de São Mateus da Calheta”.

Capa do livro A Família Contente em S. Mateus da Calheta

Após uma introdução pelo Mestre de Cerimónias Rui Batista, locutor da Rádio Globo, e de uma saudação alusiva ao acontecimento pelo Deputado e Presidente da Junta de Freguesia de S. Mateus, José Gaspar Rosa de Lima.

Liduino Borba usando da palvra no VII Cnvívio dos Amigos de S. Mateus

Liduino Borba subiu ao palco para de uma forma simples e muito peculiar, como é seu hábito, saudar a audiência e referir-se a mais uma vinda ao seio dos mateusenses, a viver no Estado de Massachussets, com o fim de apresentar o seu mais recente livro. Como era de esperar, o autor foi recebido de uma forma muito acolhedora. Mais tarde, durante o interregno e no final da actuação do grupo Voz Da Saudade, autografou vários exemplares da sua mais recente obra literária que simultaneamente íam sendo comprados por vários admiradores seus.

Liduino Borba conversando com admiradores

Foram inúmeras as pessoas que quiseram abeirar-se do Liduino Borba para de uma forma mais pessoal inteirar-se das suas várias publicaões já disponíveis no mercado da especialidade.

Segunda Etapa


No dia 9 de Setembro, Liduino Borba foi alvo de grande atenção no salão de festas dos Amigos da Terceira, em Patheucata, onde apresentou o livro “64 - O Toiro das Mulheres”.

O 64 - Toiro das mulheres numa tourada na Feteira a 20 de Agosto de 2006

A Cerimónia foi precedida primeiramente pela recitação do Terço que teve lugar às desoito horas e de um jantar de Fersura servido às desanove. Pelas vinte horas, numa cerimónia a que assistiram aproximadamente tresentas pessoas, realizou-se então a apresntação do já referido livro:

Associação Amigos Da Terceira  9 de Setembro de 2010.  Da esquerda para a dieita; Lúcia Pratas, Liduino Borba, Victor Santos e Dr. Onésimo Teotónio Almeida

Primeiramente Lúcia Pratas, Presidente do Executivo e Victor Santos Director Cultural da Associação “Os Amigos da Terceira”, nomearam e apresentaram Liduino Borba como Delegado daquela Associação na Ilha Terceira. Depois, foi a vez para o Dr. Onésimo Teotónio Almeira apresentar o livro em questão com muita graciosidade e conhecimento da matéria. Por fim foi então a vez de Liduino Borba se dirigir à audiência, começando por se referir ao seu contentamento por se encontar de novo em convívio com os Amigos da Terceira e pela oportunidada de, a convite de Victor Santos, Director daquele Centro, apresentar o seu livro. Referiu-se também à influência que o comentador taurino, José Henrique Pimpão, tinha tido na feitura do livro. Fez também questão de lembrar as características do “Toiro das Mulheres” como nenhum outro toiro ainda havia possuído.

O Toiro 64 numa toirada na Vila Nova, Terceira, a 5 de Julho de 2006

Da vida deste animal, disse” foram feitos muitos DVDs e tiradas inúmeras fotos. Escritos uma infinidade de enredos para bailinhos de carnaval, letra e a música para um Passo Doble. Mas apesar de toda esta manifestação de apreço pelas qualidades do “Toiro das Mulheres”, fazia falta um livro que documentasse a sua vida em detalhe e esse livro é hoje aqui apresentado o que constitui de facto uma honra para mim”.

Capa do Livro "O 64- Toiro das mulheres"

E prosseguiu: “Não sou um aficionado a cem por cento. Vou a “meia-dúzia” de touradas por ano, mas gosto muito, principalmente do quinto toiro. Foi muito agradável ter entrado por dentro do “mundo” dos toiros. Esse mundo é fascinante! Com ele aprende-se coisas muito curiosas. Por exemplo: o comportamento do toiro no mato, enquanto pasta, que nada tem a ver com a corrida na rua! Por vezes, há uma certa “amizade”, embora com muito respeito e cautela para com o animal da parte de quem o trata.

Pastores que dão o seu trabalho por amor à Camisola

Os pastores, excepto os que trabalham a tempo inteiro na Ganaderia, esses homens incansáveis, não ganham nem cobram qualquer dinheiro pelo serviço que fazem, durante anos e anos a fio! Não sabiam? Nem eu..!”

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Slideshow Adiaspora.com

O autor continuou: “As touradas continuam a crescer em número e qualidade na nossa terra. É bom que assim seja. É a nossa indústria de verão. As comissões de festas são incansáveis para conseguirem dinheiro para os seus custos. As autoridades não colaboram muito, chegando, muitas vezes, a cobrar um valor, em taxas e taxinhas, muito superior ao custo da tourada. Hoje as licenças para uma tourada podem custar entre 700 e 1000 euros, cerca de 1000 a 1300 dólares juntando a esta quantia o aluguer dos toiros. Mas os terceirenses são muito aguerridos nas suas tradições e nada os impedirá de fazer a festa. Este ano de 2010, as festas na ilha Terceira têm estado a um nível superior aos anos anteriores, apesar da crise. A história das nossas festas começa a servir de tema para as mesmas. Um povo com história é um povo com futuro”. E prossegiu: Antes de terminar gostaria de agradecer à Direcção dos Amigos da Terceira e ao seu Director Cultural, o amável convite que me endereçaram para estar aqui hoje. Ao Dr. Onésimo Teotónio Almeida que aceitou apresentar o meu livro e a todos os presentes que tornaram esta sessão muita recheada de calor humano”.

Liduino e sua esposa Angelina
nas Cinco Ribeiras, Ilha Terceira, a 14 de Março de 2010

Mas ainda antes de terminar, queria deixar aqui um público reconhecimento pela ajuda que minha mulher me dá nestes trabalhos e agradecer a todos, e foram muitos, os que colaboraram para que este livro fosse possível, sem me exigirem nada em troca. Destaco apenas um, por estar aqui presente, o Sr. Paulo Almeida, a viver na Flórida, que aqui se deslocou propositadamente. Ele é o autor da maioria das fotos que publiquei neste livro. Sem elas este livro não teria o brilho que tem. A todos, muito obrigado...”

Terceira Eatapa

Encontro nas festas da Senhora dos Milagres em Gustines, Califórnia

No dia 11, Liduino Borba visitou Gustines por altura das celebrações da festa de Nossa Senhora dos Milagres onde se avistou com várias pessoas que ali se haviam deslocado propositadamente para se encontrarem com o Historiador e muitas outras já conhecidas com as quais já há muitos anos não se havia encontrado. Foi uma oportunidade para através dos encontros com amigos e damiradores promover os seus trabalhos literários mais recentes.

Quarta e última Etapa

O radialista Euclides Álvares no seu estúdio em Hilmar, Califórnia

Finalmente no Sábado dia 18 de Setembro de 2010, Liduino Borba é convidado do programa Voz Dos Açores, produzido e apresentado pelo conhecedíssimo e apreciado radialista Euclidest Álvares, e emitido desde o estúdios da KIGS em Hilmar.

Pelas desoito horas, Liduino Borba vai à Casa dos Açores em Hilmar. Uma visita que se fica devendo inicialmente aos contactos e à perseverança de Euclides Álvares e à aderência e colaboração de Vital Marcelino, Presidente do Executivo daquela Casa Açoreana.

Fados e prova de vinhos em Gustine, Califórnia, promovida pela Fundação Portuguesa de Educação para o Centro da Clafórnia. Esta sessão foi presidida por Sérgio Pereira.  Da esquerda para a direita; Euclides Álvares, Manuel Eduardo Vieira, Liduino Borba, Dr. Elmano Costa e Dr. António Borba

A visita, cuidadosamente planeada, tornou-se numa cerimónia pomposa e aprazível cujo início constou da abertura oficial da biblioteca da Casa dos Açores à qual foi dada o nome de “Miguel Canto e Castro” pelo facto desta conhecida personalidade da rádio e da imprensa ter doado à referida biblioteca uma importantíssima coleção de várias obras literárias que a partir d’agora ficam disponíveis ao publico e aos sócios da Casa dos Açores, em Hilmar, Califórnia.

Casa dos Açores em Hilmar Califórnia.
Liduino Borba com Almerinda Crandall Contente e seu marido

Depois das cerimónias d’abertura procedeu-se à apresentação dos livros de Liduino Bora pelo Dr.Elmano Costa. Presentes algumas famílias dos Contentes e outras de S. Mateus. Depois, foi então o momento de entretenimento que constou da interpretação de alguns fados pelo jovem Jorge Costa acompanhado pelo Grupo de Violas de Hilmar, as Velhas da Terceira e uma cantoria em que participraram Vital Marcelino, António Azevedo, Adelino Toledo, José Rbeiro e Liduino Bora.

Cantoria e Velhas da Terceira na Casa dos Açores em Hilmar
Da esquerda para a direita; Grupo de violas de Hilmar, Vital Marcelino, António Azevedo, Adelino Toledo, José Ribeiro e Liduino Borba

Este último surpreendeu a audiência com o seu arrojo e determinação.

Conclusão

Liduino Borba na sua residência 

Estava concluída uma digressão pelos Estados Unidos d’América do Norte do Historiador e Entretainer José Liduino Melo Borba cuja serviu não só para apresentar, divulgar e promover o fruto da sua imaginação e do seu talento literário mas, também para estreitar os laços de amizade que unem tantos açorianos ao autor de vários trabalhos literários de entre os quais se destacam: “História de São Mateus da Calheta”, “João Ângelo o Mestre Das Cantigas”, “ David Fagundes Versos duma Vida”e “A Família Contnte em São Mateus Da Calheta” Estas obras de sigificante valor vieram, indubitavelmente, enriquecer o espóleo bibliográfico da Ilha Terceira.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

Voltar para Eventos Culturais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007